ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Escola, norma e variação

texto descritivo da imagem

Qual o papel da escola no ensino de uma língua com acentuada variação, como é o caso do português no Brasil? Poderá o professor cingir-se apenas à(s) norma(s) culta(s)? Sugerimos a este propósito a leitura do artigo O ensino da variação em sala de aula, de José Sérgio Moura, da Universidade Estadual de Alagoas.

Independente das opções tomadas a este nível, é dado como certo que o aluno tem de dominar também, em pleno, a língua padrão, domínio esse que em larga medida se desenvolve através da gestão de programas de leitura extensiva.

O objetivo imediato é, naturalmente, o de diminuir o número de reprovações. Em Portugal, este ano, o elevado número de reprovações — 10% a Português — foi o principal responsável pelo decréscimo de entradas no ensino superior.


Na Namíbia, o Português será disciplina opcional no sistema de ensino da Namíbia a partir do início de 2012, e Portugal irá formar professores e dar apoio e assistência técnica aos novos docentes.


O programa Língua de Todos de sexta-feira, 23 de setembro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, dia 24, às 9h15*) conta com o professor João Costa, da Universidade Nova de Lisboa, que abordará as principais questões relativas à aprendizagem da língua materna.


Na emissão do Páginas de Português de domingo, 25 de setembro (às 17h00*, na Antena 2), Isabel Leite, secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, fala do início do ano letivo, do reforço do ensino do Português e da adoção do Acordo Ortográfico nas escolas portuguesas. Estará em foco, também, o rumo que tomará o Plano Nacional de Leitura.

* Hora oficial de Portugal continental.

** Com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na página da RTP na Internet, aqui.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/09/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos