ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Consultório pró-ativo

texto descritivo da imagem

Deixamos, neste dia, como sugestão de leitura, a indicação de um artigo que, ao figurar neste consultório, é já resposta às perguntas «Qual a origem de entrevado?», «E a de labrugem?», «E a de relento?». Trata-se de um texto, já antigo, de Joseph M. Piel, que não apenas nos poupa o trabalho de responder a estas perguntas, quando/se elas aparecerem, mas que também, e antes de mais, é um modelo de abordagem rigorosa das questões da língua.


Uma boa notícia: a Austrália manifestou interesse em ser observador associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O anúncio é do secretário-executivo, o guineense Domingos Simões Pereira, numa mensagem dirigida recentemente à III Assembleia Parlamentar daquela organização.


O programa Língua de Todos de sexta-feira, 23 de setembro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, dia 24, às 9h15*) conta com o professor João Costa, do Departamento de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, abordando as principais questões relativas à aprendizagem da língua materna.


Na emissão do Páginas de Português de domingo, 25 de setembro (às 17h00*, na Antena 2), Isabel Leite, secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, fala do início do ano letivo, do reforço do ensino do Português e da adoção do Acordo Ortográfico nas escolas portuguesas. Estará em foco, também, o rumo que tomará o Plano Nacional de Leitura.

* Hora oficial de Portugal continental.

** Com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na página da RTP na Internet, aqui.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 23/09/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos