ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Para um multilinguismo real, um apoio virtual

multilinguismo

Poliglotti4.eu é a nova plataforma, financiada pela União Europeia, cujo objetivo primordial é aumentar o número de cidadãos multilingues no espaço europeu. As áreas de trabalho desenvolvido são, por isso, a educação, a tradução, a terminologia e a política de língua.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística concluiu recentemente a realização da Base de Dados de Nomes Geográficos do Brasil. São 50 mil entradas. Fixa-se assim a ortografia instável de alguns nomes e — não menos importante — reúne-se matéria para a elaboração de uma arte poética do topónimo. Alguns exemplos: Vai-Quem-Quer, Rola-Moça, Saco da Onça, Vai-Volta. São topónimos e são metáforas.


Voltamos a recomendar vivamente aos nossos consulentes a pesquisa prévia de perguntas na nossa base de dados. Por exemplo, sobre o uso da vírgula a segmentar oração subordinada adverbial anteposta à principal, temos já quatro respostas, pelo menos:

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 26/09/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos