ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Professor-autor: um conceito (muito) necessário

professora

O sítio brasileiro educacao.pe.gov.br/oje abriu o concurso Professor-Autor que visa estimular a criação de materiais e projetos inovadores no seio da comunidade de professores — de português e de outras áreas de ensino. Cada professor pode submeter até quarenta projetos. Mas, mais do que um concurso, há a consolidação de um conceito: o do próprio professor-autor: aquele que, em face de um grupo de alunos específico e em condições específicas, não se limita a servir de canal de transmissão para planos e materiais produzidos por outros (e para outros).


«A etimologia, por meio do reconhecimento dos radicais, é de grande auxílio para a compreensão da ortografia portuguesa (por exemplo, quando se usa c, ç, ss, sc etc.), para o entendimento da estrutura da nossa língua, seja no tocante às suas irregularidades, seja no julgamento das formas preconizadas pela norma escrita, seja na dissipação de preconceitos e ideias não fundamentadas sobre as línguas em geral e a portuguesa, em particular.» É esta a explicação liminar de Mário Eduardo Viaro, da Universidade de São Paulo, sobre para que serve a etimologia — isto para os que ainda julgam que a etimologia é um passatempo de latinistas. Leia aqui a recensão da mais recente obra do autor.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 27/09/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos