ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

D. Dinis e o galaico-português

Assinalam-se neste ano os 750 anos do nascimento do rei D. Dinis e o facto de ter sido sob as suas ordens que o galaico-português se tornou língua oficial.


A sugestão de leitura deste dia vai para o livro Letras e História. Mil Palavras Árabes na Língua Portuguesa, da autoria de Assaad Yoessef Zaidan, imigrante libanês, residente na cidade de Belém, estado do Pará, Brasil.


O Instituto de Formação de Docentes e Profissionais da Educação do Ministério da Educação de Timor-Leste realiza nesta sexta-feira a segunda cerimónia de graduação de 197 professores, 127 dos quais de Língua Portuguesa.


A Assessoria de Relações Externas (Arex) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto de Educação Internacional do Governo dos Estados Unidos fecharam um acordo de cooperação para que norte-americanos aprendam português durante um ano. A iniciativa integra o The Language Flagship Program.


Qual o equivalente temporal para algures e nenhures? Outrora? «In illo tempore»? «Era uma vez»? Fica a questão para reflexão, conduzida numa das respostas da atualização do consultório deste dia. E, ainda sobre a evocação dos 750 anos do nascimento do rei D. Dinis e do legado que nos deixou para a língua portuguesa, aqui fica o poema Cantar d'Amigo, do poeta português Afonso Duarte (1884-1985).

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 10/10/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos