ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Consultório do Ciberdúvidas interrompido
por uma semana

Por razões técnicas, de que pedimos desculpas, o Consultório do Ciberdúvidas fica indisponível durante a semana de 17 a 23 de outubro, regressando no dia 24.


Com o início do ano letivo em Portugal, todos os intervenientes na educação se confrontam com as alterações com que terão de (con)viver no quotidiano escolar, conscientes da exigência do público a que se expõem diariamente. A aplicação do novo Acordo Ortográfico implica o domínio das novas regras aí estabelecidas e não se torna tarefa fácil explicar a grupos de adolescentes (atentos e sequiosos de confrontar o professor) explicar os casos de facultatividade aí previstos, geradores de discussão e fatores de desequilíbrio em sala de aula, em que se espera certezas/a norma da parte do docente. 

A existência de casos polémicos na atual terminologia linguística, prevista no Dicionário Terminológico, recurso disponibilizado pelo Ministério de Educação, destaca-se como uma outra realidade do ensino/aprendizagem da disciplina de língua materna. Será simples explicar a crianças do 1.º ciclo o que é uma não frase?

Estes são dois dos temas da atualização do Consultório, em que a posição do símbolo do euro, a concordância e a semântica figuram, também, como objeto de reflexão. Na rubrica Pelourinho, ficam também em linha dois textos do jornalista Wilton Fonseca, publicados na sua coluna do jornal i, Ponto do i: PériplosPT Blue Station.


Mantemos, entretanto, no Facebook uma seleção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha. Para outros contatos, estamos disponíveis através do endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 14/10/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos