ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Em périplo — ou «vou ali e já venho»

Há palavras que se colam ao linguajar jornalístico com tal vigor, que depois é difícil fazê-las despegar. Périplo é seguramente uma dessas palavras.


Ser um verbo defetivo não é defeito, é apenas uma especificidade morfológica dessa palavra. Fazer conjugar um verbo defetivo em todas as pessoas gramaticais também não é propriamente um defeito, é, inadvertidamente, agir por defeito. Veja-se que o aconteceu com o verbo reaver na Infopédia.


No âmbito do Fórum Linguístico da Nova, vai ter lugar no dia 25 de outubro, terça-feira, às 11 horas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a conferência A reforma ortográfica e o ensino do português no Brasil, a cargo de Ernani Garrão Neto (Universidade Estácio de Sá).


Por motivos técnicos, o consultório estará encerrado até ao dia 24. Mantemos no entanto no Facebook uma seleção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha. Para outros contatos, estamos disponíveis através do endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/10/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos