ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A febre do inglês

E se uma empresa, pública ou privada, quisesse renomear, em inglês, alguns topónimos emblemáticos de Portugal? Dito assim, ninguém aceitaria, mas essa é uma realidade: é a PT Blue Station, vulgo Baixa-Chiado. Wilton Fonseca, no jornal i dedica-lhe uma breve reflexão.



No programa Língua de Todos de sexta-feira, 21 de outubro [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 09h15*)]: depois do anúncio do primeiro vocabulário ortográfico luso-brasileiro, já para o verão do próximo ano, para quando o vocabulário comum com os restantes seis países da CPLP? Uma conversa com a linguista Margarita Correia.


A emissão de Páginas de Português de domingo, 23 de outubro (às 17h00* na Antena 2): os verbos podem complicar a língua, se mal utilizados. Como fazer a regência? E quanto ao mau uso, em geral, do idioma nacional no espaço mediático?


Por motivos técnicos, o consultório está encerrado até ao dia 24. Mantemos, entretanto, no Facebook uma seleção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha. Para outros contatos, estamos disponíveis através do endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.


* Hora oficial de Portugal continental.



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 20/10/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos