ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Melodias verbais

texto descritivo da imagemNão é totalmente novo, mas traz sempre matizes novos: o estudo sobre a relação entre a música e o desempenho verbal. Desta vez, os resultados de uma investigação, publicados num artigo da revista Behavioral, da BioMed Central, revelam como a memória de trabalho auditiva e a aptidão musical estão intimamente relacionadas com capacidade de leitura.


O Projeto Media Lab, com a chancela do Diário de Notícias, acaba de ser premiado pela World Young Reader Prize 2011, na categoria Making News. O projeto destina-se a promover o interesse pela elaboração do texto jornalístico junto de jovens estudantes e estimular uma atitude crítica face ao fluxo de informação mediática.


Decorre de 26 a 28 de outubro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.


O Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, de Magnus Bergström e Neves Reis, chegou à sua 50.ª edição e contempla a nova ortografia.


A emissão de Páginas de Português de domingo, 23 de outubro (às 17h00* na Antena 2): os verbos podem complicar a língua, se mal utilizados. Como fazer a regência? E quanto ao mau uso, em geral, do idioma nacional no espaço mediático?


Voltamos a ter disponível o consultório do Ciberdúvidas a partir do dia 24/10. E, como sempre, estamos também no Facebook, com uma seleção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha. Para outros contactos, estamos disponíveis através do endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.

* Hora oficial de Portugal continental.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 21/10/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos