ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Defesa do português na ONU

O presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, na abertura do debate sobre proteção de civis em conflitos armados, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no dia 9 p. p., invocou argumentos fortes na defesa da promoção de defesa da língua portuguesa no mundo. Desde o início do seu primeiro mandato que Cavaco Silva se tem manifestado a favor da elevação do português a língua oficial da ONU.

Ver também: Português merece há muito o estatuto de língua oficial da ONU – Cavaco Silva.


Ao mesmo tempo, os sindicatos portugueses de professores de língua portuguesa no estrangeiro vêm denunciar que os cortes orçamentais afetaram neste ano cerca de 100 cursos na rede de docência.


Enquanto língua materna, o português também requer cuidados. A necessidade de reforço das disciplinas de língua materna e matemática no ensino não superior não é apenas sentida em Portugal, mas em vários outros países, entre eles o Brasil.


Em comemoração do Mês da Consciência Negra, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, promoveu recentemente a oficina Tranças do Verbo — uma história da palavra afro-brasileira.


Ficam entretanto em linha, desde esta data, mais nove respostas e estes dois artigos: um novo texto do jornalista Wilton Fonseca, publicado no matutino i, sobre o uso e o abuso dos clichés na imprensa portuguesa, e, à volta da palavra malabarices, a crónica Almofadas de contrafacção, do jornalista Ferrreira Fernandes, no Diário de Notícias.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da <br><br><br><br><br><br><br><br>imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 11/11/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos