ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Museu da Língua Portuguesa: um pouco de história

O Museu da Língua Portuguesa é o museu mais visitado no Brasil. O serviço nasceu de uma ideia do antropólogo Roberto Pinho, e Porto Seguro foi a localização prevista inicialmente. O artigo A verdade sobre o Museu da Língua Portuguesa, publicado no Terra Magazine, traça um pouco da história deste museu de sucesso.


Mentir é produzir um enunciado, cujo conteúdo o locutor crê que é falso, com o propósito de prejudicar, direta ou indiretamente, o alocutário, criando nele uma crença infundada. Há os mentirosos compulsivos e os mentirosos ocasionais, e, como o ato de mentir é tão antigo como o Homem, a língua dispõe de qualificações variadas para a mentira (mentira deslavada, mentira cabeluda, mentira piedosa), bem como de provérbios («a mentira é a arma do cobarde», «a mentira tem perna curta», «a mentira dá flores, mas não frutos»), e de expressões idiomáticas («mentir como cesto roto», «mentir com todos os dentes»). Sugerimos, a propósito, a revisitação do conto popular «A enfiada de petas».


«Você abusou», canta-se no velho samba de Antônio Carlos e Jocafi. Livre-nos o bom senso de uma sequela com refrão em "fui abusado".



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem





Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/11/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos