ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Priberam no mercado espanhol

texto descritivo da imagem

A empresa portuguesa de software e conteúdos digitais Priberam, conhecida pelo seu trabalho no processamento computacional da língua, entrou recentemente no mercado espanhol, assinando uma parceira com a empresa espanhola Imaxin.


texto descritivo da imagemO ensino do Português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do Plano Nacional de Ensino do Português (PNEP) e do novo programa de Português é o título da obra em dois volumes que aborda o processo de implementação do PNEP – 1.º ciclo, uma iniciativa de desenvolvimento profissional da responsabilidade do Ministério da Educação português.


A Euroscript Portugal organiza um workshop subordinado ao tema O Novo Acordo Ortográfico A nova realidade em 2012, que terá lugar no Centro de Congressos do Taguspark, Oeiras, no dia 25 de novembro. Inscreva-se aqui.


A partir da atualização deste dia, relevamos uma questão de reflexão: qual a classificação de «para aí»? Quando «para aí» atua como uma unidade no discurso, então, antes de lhe arranjar uma classificação morfossintática, há que lhe depurar as funções semântico-pragmáticas — que são várias, por exemplo:

• a marcação do afastamento do locutor em relação a uma enunciação, como em: «O que estás para aí a dizer?»
• a marcação da indeterminação espacial, como em: «Anda para aí uma virose...»
• a marcação de indeterminação temporal, como cantava o Conjunto António Mafra: «Eram para aí sete e pico, oito e coisa, nove e tal



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 18/11/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos