ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Desigualdades

texto descritivo da imagem

«Escola para todos», diz o lema. E, nos dias que correm, nunca se esteve tão perto de se atingir a universalidade do acesso ao ensino. No entanto, as reais consequências desse estado de coisas são parcas. Um novo lema e uma nova realidade se impõem: «Oportunidades de aprendizagens de qualidade para todos.» Como recorrentemente tem vindo a público, a situação do ensino do português, quer em Portugal quer no Brasil, revela não só que há fatores que a escola não controla, mas sobretudo demonstra que há fatores que a escola perpetua:


Terá lugar no dia 25 de novembro de 2011, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o VI Fórum de Partilha Linguística, organizado pelo Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. O programa pode ser consultado aqui.



O que faz de um teste um bom teste? É este o tópico de análise decorrente de uma resposta da atualização deste dia. A este propósito sugerimos a leitura de:


Outro tema desta atualização diz respeito à confusão continuada entre neologismo e estrangeirismo, plasmada na reprodução de um excerto do livro Milagrário Pessoal, de José Eduardo Agualusa.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 23/11/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos