ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Amazon Kindle: lista de livros eletrónicos em língua portuguesa

texto descritivo da imagem

A Amazon Kindle lançou recentemente uma página em português para facilitar a pesquisa exclusiva de obras em língua portuguesa. A lista, que pode ser consultada aqui, agrega 3319 títulos. A listagem dos livros eletrónicos em português sucede a rumores de que a Amazon pode vir a abrir uma loja Kindle para o mercado brasileiro.



Uma das perguntas frequentes a chegarem ao nosso consultório é «Qual a classe da palavra x?». E é caso para dizer que classificações há muitas. Basta atentar na palavra assim. A intuição do falante nativo comum garante-lhe que não há uma só classificação para assim, atendendo aos vários contextos frásicos e discursivos em que ocorre: (i) «Não conseguimos o empréstimo do banco e, sendo assim, a situação agrava-se.» (ii) «Chegámos ao consultório e fomos logo atendidas. Assim, ainda pudemos ir às compras.» (iii) «O Zé trabalha bem com o programa de cálculo, assim como com o programa de texto.» (iv) «Os de Viseu falam assim.» (v) «Assim não dá!» (vi) «Assim como assim...» (vii) «A sala estava vazia, mas entrámos, ainda assim.» (viii) «E foi assim.» (ix) «Como assim?» (x) «Olha que mesmo assim!...»


Ainda na atualização deste dia, destaque para o novo texto de Paulo J. S. Barata sobre a contração preposição-artigo, ou a falta dela, em Sôbolos rios que vão, de António Lobo Antunes.


Na emissão de Páginas de Português de domingo, 27 de novembro (às 17h00* na Antena 2) destaque para o Festival de Contadores de Histórias, em Évora. De «histórias», ou de «estórias», como se escreve no Brasil? E qual é a origem e o significado da expressão «horas de véspera»?


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 18 de novembro [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)]: a língua portuguesa foi a convidada de honra da última Feira do Livro de Belgrado. Uma conversa com André Cunha, leitor de português na capital sérvia e tradutor.


* Hora oficial de Portugal continental.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 24/11/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos