ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Fado — ou o encómio à língua portuguesa

texto descritivo da imagem

«Não conheço nenhuma música onde o português seja tão bem cantado e tão bem dito» — comentou a fadista Mariza, aquando do reconhecimento do fado como Património Imaterial da Humanidade, por parte da UNESCO. A consagração também da língua portuguesa nesta «canção muito especial»– secular, «que começou nos bordéis e na prostituição, é do povo, chega à aristocracia e à burguesia, adapta-se aos tempos modernos, e entra no circuito do mundo» –, como a descreveu Carlos do Carmo, outro dos seus grandes intérpretes, na entrevista de ambos no Telejornal da RTP 1. Oportunidade para uma evocação de Amália Rodrigues, expoente maior da chamada «canção nacional» portuguesa, cantando Luís de Camões.


Quando e porquê uma dada frase não segue a ordem padrão dos seus constituintes? Pode ser porque se opta por uma estrutura clivada, em verbos transitivos; e pode ser porque se trata de frases interrogativas parciais ou frases exclamativas, por exemplo.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 29/11/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos