ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Professores de português na França, Suíça, Espanha e Inglaterra
O regresso a casa

texto descritivo da imagem

O Instituto Camões  já notificou os 49 professores, 20 em França, 20 na Suíça e nove em Espanha, de que decidiu «dar por findas (...) a partir de 31 de dezembro» as respetivas comissões de serviço».

Por seu lado, a Federação Nacional da Educação  e o Sindicato dos Professores das Comunidades Lusíadas elaboraram  um abaixo-assinado que pretende «alertar para as fortíssimas reduções anunciadas na actual rede horária de Ensino Português no Estrangeiro, que deixam prever uma insuficiente oferta que atinge valores excessivos».

Há também fortes sinais de que o Estado português vai deixar de apoiar o ensino do português na Europa. Perante estes sintomas, há duas medidas, que não se excluem mutuamente: o protesto e a remediação. A remediação é o que está a ser projetado no Reino Unido, retratado nesta reportagem da agência Lusa.


Antes esmifrar-se do que ser esmifrado, é caso para se dizer. Mas qual a diferença entre o uso transitivo e o uso reflexo do verbo esmifrar?



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 05/12/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos