ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Generala ou o fim da comunhão de géneros

texto descritivo da imagem

Já aqui reportámos, por diversas vezes, a questão da alternância, na determinação de género, de nomes designativos de cargos institucionais, como  soldada, presidenta, generala e quejandos. A matéria é relevante apenas a partir do momento em que a lexicografia lhe passa a dar atenção. E, por isso, também aqui, lhe voltamos a dar destaque.



No programa Língua de Todos de sexta-feira, 9 de dezembro [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)]: uma conversa com  Gilvan Müller de Oliveira, diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.


Na emissão de Páginas de Português de domingo, 27 de novembro (às 17h00* na Antena 2): 11 anos depois, corre o risco de deixar de ser uma das 11 línguas em que a Euronews transmite em simultâneo para mais de 200 milhões de lares em todo o mundo. Uma conversa com Maria Barradas, coordenadora do serviço de língua portuguesa do canal europeu, e com o seu administrador, Michael Peters. E, também, com o deputado português José Ribeiro e Castro, a principal voz que em Portugal se tem feito ouvir contra a decisão anunciada pela administração da RTP e pelo Governo português.


A língua portuguesa é também o tema do programa Em Nome do Ouvinte dos dias 9, 10 e 11, na rádio pública portuguesa, com uma conversa com a professora Maria Regina Rocha.


Devido ao feriado de 8 de dezembro em Portugal, as atualizações no Ciberdúvidas regressam na segunda-feira, dia 12.

* Hora oficial de Portugal continental.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 08/12/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos