ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ser bilingue

texto descritivo da imagem

Os filhos de imigrantes de países de línguas oficiais diferentes têm condições ótimas para o bilinguismo, condições que nunca deveriam ser desperdiçadas. Já aqui referimos os benefícios do bilinguismo, mas há a destacar um, em estilo de paráfrase deste artigo do The Washington Post: o indivíduo bilingue é o que mais facilmente conquista uma invejável posição nos mercados de trabalho futuros.

E a questão é tanto mais pertinente quanto mais se sabe sobre a incerteza do ensino do português no estrangeiro a filhos de emigrantes portugueses.

A propósito, o Coletivo para a Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro vai apresentar uma queixa ao provedor de Justiça contra o Estado português por considerar que a redução do número de professores em França viola a Constituição.


A atualização deste dia é exemplificativa da diversidade de temas comummente focados neste consultório: perguntas sobre sintaxe, ortografia, morfologia, pontuação... e até a inquirição sobre expressões que não existem.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem





Ciberdúvida da Língua Portuguesa :: 16/12/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos