ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

E a palavra do ano foi...

texto descritivo da imagem

Austeridade: foi a palavra eleita para figurar como palavra do ano de 2011, de um lote de dez previamente selecionadas. Em segundo lugar ficou esperança e, em terceiro, troika. Trata-se de uma atividade promovida, desde 2009, pela Porto Editora.

Rankings deste tipo são comuns noutras línguas europeias, também promovidos por editoras de dicionários. Para o inglês, a equipa responsável pelo dicionário da Oxford apurou o termo squeezed middle, que significa qualquer coisa como «classe média espremida», isto é, «o (largo) setor da sociedade particularmente afetado por inflação, congelamento de salários e cortes na despesa pública».


Vem nesta linha temática o texto de António Costa Santos Ano velho, palavras novas, recentemente publicado na secção O Nosso Idioma.


Chegam-nos frequentemente perguntas que refletem automatismos de análises sintáticas. Estes automatismos acabam por bloquear os caminhos alternativos apropriados à análise.

Por exemplo, nem sempre o complemento indireto é expresso por um sintagma nominal animado, como se mostra nesta resposta.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/01/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos