ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Resultados dos exames de aferição

texto descritivo da imagem

O Gabinete de Avaliação Educacional (Gave) acaba de publicar os relatórios sobre as provas de aferição de Matemática e Língua Portuguesa do 1.º e 2.º ciclos realizadas pelos alunos do 4.º e 6.º anos em 2011 em Portugal.

Na prova de Língua Portuguesa, realizada pelos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo, a "Leitura" é o domínio que apresenta a percentagem mais alta, com 56% dos alunos a obterem um máximo de sete respostas corretas num total de onze itens avaliados. "Expressão Escrita" aparece do outro lado, ou seja, como a área com resultados mais baixos com uma média global de 34% de respostas totalmente corretas. O "Conhecimento Explícito da Língua" apresenta uma percentagem média global de 58% de respostas totalmente corretas.

Muito trabalho há a fazer, portanto.


Foi muito recentemente criado o blogue Ciberescola da Língua Portuguesa, onde publicaremos notícias sobre todas as atualizações relativas a exercícios interativos, materiais para professores em PDF e cursos online. Não queremos que os nossos utilizadores percam nada.


Não raras vezes o consultório responde a perguntas que os consulentes parecem já saber, mas de que querem ter certeza absoluta. É o caso de Os verbos copulativos ou predicativos (ou de ligação) e de A função morfossintática de estimulante.


Vende-se, vendem-se; corre-se, correm-se; se impessoal ou se passivo: são várias formas de tratar um tema recorrente aqui no consultório.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem





Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/01/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos