ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Jorge, Amado e Universal

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, será o primeiro destino da exposição Jorge, Amado e Universal, a propósito do centenário de nascimento do escritor baiano. A exposição estará aberta ao público a partir do dia 27 de março. Depois de São Paulo, a exposição segue para Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Buenos Aires.




A Anacom começou a aplicar as novas regras do Acordo Ortográfico a partir de 1 de janeiro de 2012 e tratou de rever as regras de escrita internas e distribuiu-as a todos os seus colaboradores. Uma iniciativa rara em entidades similares que aqui se regista.


O Ciberdúvidas tem, desde a sua abertura em 1997, uma secção, o Correio, onde são publicadas informações enviadas pelos nossos consulentes que expandem ou corrigem aquilo que foi explicado nas respostas do consultório. É o caso do esclarecimento que este consulente aduz sobre vegan/vegano. Nesta medida, o Ciberdúvidas foi pioneiro na ativação daquilo a que hoje, na sociedade digital, se designa por trabalho colaborativo.


Voltamos a pedir aos nossos consulentes para, antes de introduzirem uma pergunta no formulário, pesquisarem na nossa (enorme) base de dados se a dúvida que querem apresentar já não foi tratada em respostas anteriores. Nesta atualização, por exemplo, deu-se o caso de duplicarmos a resposta sobre a regência de «ter a certeza». Ao respondermos ao já respondido, estamos a fazer rarear o tempo e a oportunidade de responder a novas perguntas de novos (ou velhos) consulentes.


Continua a petição em favor da continuação do serviço Euronews em português. Se concorda com a manutenção deste serviço, como volta a afirmar em novo artigo o deputado português José Ribeiro e Castro, assine a petição. Demora apenas alguns minutos.


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 20 de janeiro [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)]: será que a comunicação social dos PALOP reflete a africanização do português, na singularidade de cada um dos seus países? Ou, a essa evidência, se podem acrescentar outras determinantes: da deficiente revisão ao mau domínio da língua? A opinião do jornalista e escritor cabo-verdiano José Vicente Lopes e do poeta guineense Tony Tcheca.


No programa Páginas de Português de domingo, 22 de janeiro [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)]: viagem aos grandes nomes da filologia portuguesa e evocação de Manuel Rodrigues Lapa e do brasileiro Serafim Pereira Neto. Haverá tempo ainda para uma conversa com o presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa, Ângelo Cristóvão.

* Hora oficial de Portugal continental.



texto<BR/><BR/> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/01/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos