ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ler a custo zero: um argumento de peso

texto descritivo da imagem

Há um argumento imbatível na hora de optar pelo livro em papel ou pelo livro eletrónico: a gratuitidade de acesso a todas as obras que possuem a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais ou que se encontram em domínio público. Assim, a Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária, presente em 23 países, separou 50 obras clássicas de autores portugueses e brasileiros que estão disponíveis para descarregamento grátis através da biblioteca Domínio Público, do Ministério da Educação — Brasil.


«E na língua, na qual quando imagina,/ com pouca corrupção crê que é a Latina.» (Os Lusíadas, Canto I, 33). Quão recuada no tempo pode ser a abonação de uma construção gramatical? É a pergunta que fica da confrontação das respostas «Devias fazer» e Dever de.


texto descritivo da imagem

Na Ciberescola — secção Cibercursos — há novos exercícios para descarregar em PDF. Trata-se de fichas para português língua não materna (níveis A2 e B1), sobre o uso de formas verbais em pequenas sequências textuais, que podem ser realizadas na aula ou indicadas para estudo em casa.

Uma vez que a Ciberescola tem apenas alguns meses de existência, é para nós importante obter informação quanto à implementação dos materiais que vamos produzindo: exercícios interativos, guiões de aula, fichas e textos em PDF. Deste modo, solicitamos o envio de comentários para ciberescola@ciberduvidas.pt.

texto descritivo da imagem

Ouça aqui o áudio de apresentação da Ciberescola, um excerto do programa Páginas de Português, da Antena 2.




texto<BR/><BR/> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 20/01/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos