ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Atualização científica

texto descritivo da imagem

Onde reside a necessidade de os profissionais da língua conhecerem os termos (e noções) constantes no Dicionário Terminológico? Para os professores de português em Portugal, a resposta parece óbvia: porque assim deve ser por força da entrada em vigor dos novos programas (que integram a nova terminologia). Mas há uma razão que subjaz a essa: é que, conhecendo os novos termos, o professor (ou jornalista, ou tradutor, ou editor, etc.) tem posterior acesso a bibliografia atualizada — gramáticas atualizadas, publicações de especialidade e artigos científicos.

Também por isso era útil a tradução de todos os termos linguísticos para inglês e francês, tal como constava na proscrita TLEBS, a antecessora do Dicionário Terminológico.

Veja-se que só pela consulta da atualização de hoje, por exemplo, o consulente encontra as noções de conversão e de advérbio relativo.


texto descritivo da imagem

No próximo dia 10, sexta-feira, nas instalações do INESC-ID, em Lisboa, vai decorrer a palestra Ciberescola da Língua Portuguesa: objetivos, construção e resultados, a cargo de Ana Sousa Martins. O objetivo principal é descrever as funcionalidades da plataforma Ciberescola da Língua Portuguesa


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 10 de janeiro [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)]: série à volta dos mais renomados filólogos portugueses e brasileiros. No programa em questão, uma visitação à vida e à obra de Lindley Cintra (sob o olhar da professora Maria Helena Mira Mateus) e Celso Cunha, recordado pela filha, Cilene Cunha.

Na emissão de Páginas de Português de domingo, 12 de janeiro (às 17h00* na Antena 2): uma conversa com o escritor e professor universitário Ernesto Rodrigues sobre o seu mais recente livro, O Romance do Gramático. E uma outra com a linguista Rita Marquilhas, a propósito da bolsa que acaba de lhe ser atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação para o trabalho académico em que está envolvida de recolha e disponibilização, via Internet, de 7000 cartas pessoais confiscadas pelo Tribunal da Inquisição, em Portugal e em Espanha.


* Hora oficial de Portugal continental.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 09/02/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos