ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Revisitar as origens da língua, o universo de pertença

Um dos temas privilegiados do Consultório tem sido a etimologia onomástica (da antroponímia — os nomes próprios, dos apelidos e nomes de família; da toponímia — da península, da cidade, da vila, da aldeia e de outros locais de referência, assim como a das ruas), índice revelador da necessidade dos falantes de conhecerem melhor o seu espaço de pertença, recorrendo à língua, a pátria comum a um universo alargado a todos quantos a sentem como sua.

Tal como qualquer falante comum, num texto publicado em O Nosso Idioma, José Saramago verbaliza essa sede de regresso às origens de Lisboa, como forma de aceder a um passado que se mantém na bruma. Como se chegou da Olisippo pré-romana e romana à atual grafia da capital do país que gerou e espalhou a língua portuguesa?


Na rubrica Controvérsias, ficam em linha entretanto três novos textos relacionados com a regressada querela sobre o Acordo Ortográfico, em Portugal: Consoantes mudas ou colunistas surdos?, Pela grafia dupla e O cantinho de Vasco Graça Moura.


O respeito pela  língua  evidencia-se na preocupação com o uso correto de palavras e de expressões, pelo cuidado com o léxico e com a grafia, no  desejo de se conhecer a atual terminologia linguística como meio de se dominar a classe das palavras a que certos termos e expressões pertencem e  na interpretação das expressões idiomáticas de cariz metafórico.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 10/02/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos