ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Adjetivo e particípio: relações de afinidade

É comum recebermos perguntas relativas à identificação de classes de palavras. E é natural que, neste âmbito, a distinção entre particípio e adjetivo seja uma das perguntas recorrentes. No entanto, mais importante do que acoplar uma etiqueta classificativa a uma palavra é perceber o alcance dessa classificação na interpretação do sintagma, da frase e da sequência discursiva de que a palavra faz parte.

Nesta medida, vale a pena referir o trabalho do linguista espanhol Ignacio Bosque no tratamento sintático-semântico do particípio e do adjetivo :


Destacamos ainda neste dia mais um apoio da Fundação Vodafone Portugal  na concretização de um projeto de grande relevância social:Tecnologias de Informação combatem infoexclusão de pessoas com deficiência.
______________________________________________________________________________a

Na emissão de Páginas de Português de domingo, 19 de fevereiro (às 17h00* na Antena 2): viagem guiada pela exposição Fernando Pessoa, Plural como o Universo, inicialmente alojada no Museu da Língua, em São Paulo, e agora na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Cicerone: um dos seus comissários, o luso-americano Richard Zenith.


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 17 de fevereiro [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)]: em destaque a obra e a vida dos filólogos Manuel Rodrigues Lapa e Serafim da Silva Neto, figuras de referência do século XX em Portugal e no Brasil.


* Hora oficial de Portugal continental.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/02/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos