ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Comparações emblemáticas e outros tópicos

Qual o aumentativo de escuridão? Não há processos morfológicos, mas há uma comparação emblemática que cumpre bem a função: «escuro como breu.»

Na análise das relações temporais entre eventos numa frase, qual a diferença entre ponto de perspectiva temporal e ponto de referência temporal?

Estes são apenas alguns pontos de reflexão propostos na atualização deste dia.


Más notícias: a Holanda deverá perder o único curso universitário de português existente no país. A Faculdade de Humanidades da Universidade de Utreque pretende fechar o centro de estudos portugueses em 2014. Importa urgentemente inverter esta tendência, mas antes, porém, há que perceber quais as razões que a potenciam.


Na Controvérsias, dois novos textos se acrescentaram ao muito que já aí se encontra sobre o  Acordo Ortográfico, pró e contra: um artigo do filósofo José Gil, publicado na revista Visão, e a crónica  do jornalista Ferreira Fernandes, no Diário de Notícias, «Mais 'p' ou menos 'p'».


texto descritivo da imagemNa Ciberescola da Língua Portuguesa, secção Cibercursos (que conta com o apoio da Fundação Luso-Americana), há novos exercícios em PDF para descarregar. Estes materiais destinam-se a uso na sala de aula pelo professor, sendo gratuita a sua utilização. Pedimos apenas que se  atribua devidamente a fonte (Cibercursos da Língua Portuguesa). Todos estes recursos estão protegidos pela Creative Commons.

Vale a pena também consultar a página do Facebook da Ciberescola e o respetivo blogue.



Por motivos técnicos o consultório do Ciberdúvidas estará encerrado até dia 27 de fevereiro.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 17/02/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos