ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O apelo aos filólogos

Em tempos de acesa polémica à roda da aplicação do Acordo Ortográfico em Portugal, os grandes vultos da filologia da língua portuguesa — Lindley Cintra, Celso Cunha, António Houaiss, Rodrigues Lapa, Maria Helena Rocha Pereira — emergem como referência nos artigos da querela. O apelo a nomes consagrados em vários domínios (filologia, linguística, literatura, política) é evidente nos dois novos textos da rubrica Controvérsias: O Acordo 20 anos depois, de Henrique Monteiro, e Questões de Estado de direito, de Vasco Graça Moura.


Na emissão do programa Língua de Todos (da próxima sexta-feira, dia 24, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*): Uma pequena visitação à vida e à obra de dois grandes filólogos da língua comum: a portuguesa Carolina Michaëlis de Vasconcelos, recordada pela linguista Esperança Cardeira, e o brasileiro Manuel Said Ali, evocado pelo seu compatriota Evanildo Bechara.

* Hora oficial de Portugal continental.


Entretanto, ficam em linha quatro novas respostas do Consultório que, por motivos técnicos, estará encerrado até ao dia 5 de março.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 23/02/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos