ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Cuidado com a Língua!,
nomeado para melhor programa de televisão, em Portugal

cuidadoO magazine televisivo Cuidado com a Língua! foi um dos três programas nomeados para o Autores 2012, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, em colaboração com a RTP. O programa, com a apresentação do ator Diogo Infante, a locução da jornalista Maria Flor Pedroso, tem a autoria do jornalista José Mário Costa; e, como guionista , o jornalista João Lopes Marques, a consultoria linguística da professora Maria Regina Rocha, contando com a realização de Ricardo Freitas e a produção da Até ao Fim do Mundo).  Já foram emitidas  sete séries de treze programas cada, emitidos nos diversos canais da televisão pública portuguesa. A 8.ª série, já em preparação, aguarda colocação na grelha da RTP 1.

 


 

«Quando aventaram a hipótese de uma tia poder ser Salazar ou manso, Sócrates e Santana foram menos incorrectos com Louçã e Rosas do que com a gramática. Não ofenderam os seus interlocutores, melindraram o prof. Lindley Cintra Texto do humorista português Ricardo Araújo Pereira, publicado na revista Visão, que, com a devida vénia, colocámos no Pelourinho.  Também com os devidos agradecimentos ao autor e ao semanário "Expresso", que o trouxe à estampa na edição de  25/02/2012, fica igualmente em linha, na rubrica nas Controvérsias, um novo texto ainda sobre a querela à volta da suspensão de Acordo Ortográfico no CCB, em Lisboa: A impunidade do desacordo ortográfico, de João Tiago Silveira.


 

Três temas da emissão de Páginas de Português de domingo, 26 de fevereiro (às 17h00*, na Antena 2): à volta da palavra piegas; sobre o Congresso Internacional A Língua Portuguesa em Música, recém-realizado na Culturgest, em Lisboa; e uma conversa com José Alexandre Coelho sobre o pólo de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação de combate à infoexclusão de pessoas com vária deficiências e incapacidades, inaugurado recentemente em Cascais, graças ao apoio mecenático da Fundação Vodafone Portugal.

* Hora oficial de Portugal continental.


Como já foi referido, por razões técnicas, o consultório do Ciberdúvidas volta a estar acessível no dia 5 de março.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 24/02/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos