ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Português em Timor: crónica de uma morte anunciada

texto descritivo da imagem

«Timor é uma ficção lusófona onde a língua portuguesa navega contra uma geração culturalmente integrada na Indonésia, contra a geografia, contra manipulações políticas internas e contra a sabotagem de várias agências internacionais», escrevia Pedro Rosa Mendes em 2008. Desde a adopção, por decreto, em 2002, do português como língua oficial em Timor que se sabia que a criação de estruturas de ensino da língua naquele país tinha de ser robusta, incisiva e abrangente.

Mas entre o saber e o fazer vai um passo de gigante. O facto de a Presidência de Timor-Leste ter recentemente lançado a sua página Web em inglês e tétum, excluindo o português,  é apenas um sintoma da passividade dos demais países lusófonos na promoção do português em Timor.

«A importância do português parece consensual, mas onde levará a política de ensino que está a ser seguida?», perguntava Paulo Moura em 2007. A resposta não é agora difícil de obter.


Entretanto, prevalece a resistência na aplicação do Acordo Ortográfico, apesar de os media e as instituições oficiais portuguesas e brasileiras já terem, em pleno, transitado para a nova ortografia.


Porquê consultar bases de dados informaticamente estruturadas de manifestações espontâneas de produções verbais? Para que servem os corpora da Linguateca ou o Corpus de Referência do Português Contemporâneo, por exemplo? As razões não são difíceis de perceber: trata-se de dados autênticos e abundantes, que não são filtrados em função daquilo que o estudioso quer provar e que potenciam, por isso, a descoberta de novos matizes da língua. Para uma breve introdução à linguística de corpus recomendamos a leitura da dissertação Uso de phrasal verbs na comunicação informal por email: uma análise sob a perspectiva da linguística de corpus.


Em destaque na atualização deste dia: a diferença entre prefixo e pseudoprefixo; composição e recomposição.


Como já foi referido, por razões técnicas, o consultório do Ciberdúvidas volta a estar acessível no dia 5 de março.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 27/02/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos