ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Euronews em português por mais dois anos

A Comissão Europeia já confirmou a sua disponibilidade para financiar os próximos dois anos de serviço Euronews em português. O documento oficial reitera a visão de que a Euronews tem um «papel único na cobertura dos assuntos europeus e como promotora do multilinguismo».


Em entrevista à TVI, o secretário de Estado da Cultura português, Francisco José Viegas, reconhece a necessidade de melhorar as regras do Acordo Ortográfico durante os próximos três anos. Se essas mudanças afetarem a facultatividade da grafia das consoantes mudas, é possível que, depois de mais de 20 anos, o Acordo sane divisões.


O economista João César das Neves, no "Diário de Notícias", propõe como solução para o Acordo «elencar e classificar as diferentes ortografias como variantes vivas e aceitáveis de uma língua dinâmica e florescente» e salienta a vantagem máxima de uma decisão desse tipo: «desaparecia um belo debate ocioso, abstracto e inútil, excelente para ocultar as verdadeiras dificuldades nacionais.»

É de ler também, a este propósito, o artigo de António Guerreiro no semanário Expresso.


Apesar de o formulário se encontrar encerrado, até ao próximo dia 5 de março, continuamos a editar algumas respostas que estavam a ser elaboradas, e aquilo que se verifica é que continua a ser a sintaxe a área dominante nas atualizações do consultório:

Sobre verbos transitivos e intransitivos

O complemento oblíquo «de cinema» («Nós gostamos de cinema»)

«Faz dez horas»




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 29/02/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos