ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Xenófobo, o Houaiss?

texto descritivo da imagem

Ainda a propósito da ação judicial lançada contra o Dicionário Houaiss, sobre a alegada presença de definições racistas, lê-se na Folha de S. Paulo:

«O Houaiss não tem mais "cigano" na sua versão eletrônica. O sumiço ocorreu após ação do Ministério Público Federal para retirar do dicionário "referências preconceituosas" e "racistas" contra ciganos. Ontem, quem digitasse "cigano" na versão eletrônica do Houaiss, disponível no UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha, encontrava aviso de que a "palavra não foi encontrada".»



«Falemos português brando e sonoro / A portugueses que entender-nos cabe» é o repto do árcade Filinto Elísio que neste dia recordamos, na secção Antologia.


Na atualização deste dia, realçamos mais uma questão curiosa da língua: a partilha de particípios passados. É o caso dos verbos exprimir e expressar, em expresso, e de matar e morrer, em morto.

Outro tópico não menos curioso: se o consulente quiser saber, ao analisar a célebre fala do anjo do Auto da Barca do Inferno «Não se embarca tirania neste batel divinal», qual a função sintática de tirania, é-lhe dito que pode escolher entre sujeito e complemento.


texto descritivo da imagem

Saber bem a língua nativa é muitas vezes a outra face da moeda de saber bem uma ou mais línguas estrangeiras. Sobre a aprendizagem do português e de outras línguas como línguas estrangeiras, consulte os Destaques da página de suporte dos Cibercursos, os cursos em linha do serviço Ciberescola da Língua Portuguesa.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas :: 05/03/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos