ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Uma animada cumbersa

texto descritivo da imagem

«As línguas não estatais e as novas tecnologias da informação e da comunicação» é o título do congresso a ter lugar dia 8 de março no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. O congresso aguarda a participação de linguistas, jornalistas, escritores e interessados nas línguas não estatais – neste caso, no aragonês, aranês, asturiano, catalão, galego e mirandês.

O epíteto «animada cumbersa» que lhe é atribuído na página da Universidade de Aveiro promete tudo de bom para um congresso.



Vai decorrer no dia 10 de março, na Exponor, o 12.º Encontro de Professores de Português, dedicado ao tema O valor da língua portuguesa. O programa pode ser consultado aqui.


Estão abertas as candidaturas para o preenchimento de vaga de anotador(a) linguístico(a) na Universidade de Lisboa. Os candidatos a selecionar, graduados em Linguística, desempenharão funções na anotação linguística de textos em língua portuguesa no âmbito do projecto internacional METANET4U.


Uma questão emergente no nosso consultório é o valor e o uso dos clíticos em português, europeu e do Brasil. A resposta deste dia Ainda a concordância com verbo pronominal destaca, como outras respostas, o facto de o pronome se nem sempre ter uma função argumental.

Recomendamos a propósito a consulta da seguinte bibliografia atualizada:

Mateus et al. 2003 – Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, pp. 826-867.

Duarte et al. 2001 – "Clíticos Especiais em Português Europeu e Brasileiro. 2.º Workshop do Projecto "Português Europeu e Português Brasileiro: Unidade e Diversidade na Viragem do Milénio", Universidade Federal do Ceará.

Fonseca, P. 2010 – Os verbos pseudo-reflexos em português europeu, Tese de mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Fiéis, M. A.; Pratas, F. 2004 – "Sobre a não argumentatividade de se em português europeu: comparação com o cabo-verdiano", XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística.


Entretanto, na rubrica Controvérsias, um novo texto se acrescenta ao muito que já aí se encontra sobre o Acordo Ortográfico: um artigo do secretário de Estado da Cultura do governo português, Francisco José Viegas, publicado no semanário Expresso de 3 de março. Por sua vez, no Correio, destaca-se uma informação sobre a aplicação do Acordo Ortográfico no âmbito das autarquias.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem





Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 07/03/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos