ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Falar com proibidos e obrigatórios

texto descritivo da imagem

Neste dia, destacamos o artigo Manifesto Antigerundista, que parodia o vício do gerundismo, assim:

«"O que cê vai estar fazendo domingo?", ou "Quando que cê vai estar viajando pra praia?", ou "Me espera, que eu vou estar te ligando assim que eu chegar em casa".

«Deus! O que a gente pode estar fazendo pra que as pessoas estejam entendendo o que esse negócio pode estar provocando no cérebro das novas gerações? A única solução vai estar sendo submeter o gerundismo à mesma campanha de desmoralização à qual precisaram estar sendo expostos seus coleguinhas contagiosos, como o "a nível de", o "enquanto", o "pra se ter uma idéia" e outros menos votados.»


O português europeu é relativamente homogéneo no que respeita à variação linguística (pelo menos se comparado com o Brasil). Palavras como amandar, assentar-se e alevantar-se são ainda assim sinais dessa diversidade.


Na emissão de Páginas de Português de domingo, 18 de março (às 17h00* na Antena 2): entrevista com Thomas Pellegrini, investigador do INESCInstituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores, sobre a geração automática de exercícios de compreensão oral da língua portuguesa.


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 16 de março [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)]: uma conversa com a professora Liana Inverno, do Centro de Linguística da Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, sobre a bibliografia do português de Angola, no âmbito de um amplo projeto envolvendo os demais países africanos lusófonos.


* Hora oficial de Portugal continental.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 15/03/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos