ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ter o real poder da invenção

texto descritivo da imagem

A obra de Guimarães Rosa é uma obra exigente. Parte dessa fama advém do léxico: arcaísmos, regionalismos e neologismos convivem lado a lado na mesma página:

«Quanto aos neologismos, o poeta João Cabral de Melo Neto relataria que, em seu convívio com o autor de Sagarana, presenciara Guimarães Rosa dizer que alguns vocábulos ele próprio, Rosa, os fabricava, quiçá por engenho e alquimia. Por esta insólita razão linguística, o singular inventor reivindicava para si uma espécie de certificado de paternidade: “— Esta palavra eu mesmo a fiz, Cabral”» (in Por que ler Grande Sertão: Veredas).


Quanto mais extenso um período é, mais risco há de falta de coesão intrafrásica e, por conseguinte, mais custos traz para o leitor. Este é um dos fundamentos do movimento Plain Language (linguagem clara). Apesar das limitações, há boas intenções nesse movimento.


Na emissão de Páginas de Português de domingo, 25 de março (às 17h00* na Antena 2): uma conversa com o secretário executivo do IILP, o linguista brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, a propósito do anunciado portal para o ensino do português, língua não materna.


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 23 de março [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)]: o que distingue o português de Angola das outras variedades africanas da língua portuguesa? Uma conversa com a professora Liliana Inverno, investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.


texto descritivo da imagem

A Ciberescola da Língua Portuguesa — sítio na Internet promovido pelo Ciberdúvidas que detém uma oferta única de recursos interativos de ensino da língua (materna e estrangeira) —, para poder manter, no curto prazo, a gratuitidade e universalidade dos seus serviços, necessita de receitas advindas de acordos com várias entidades. Informamos, por isso, que divulgamos serviços e produtos, sob várias modalidades, no sítio da Ciberescola. Contactar através de ciberescola@ciberduvidas.pt; tel.: +351 232 613805.

* Hora oficial de Portugal continental.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/03/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos