ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A língua e os PIB

texto descritivo da imagem

Depois do estudo do ISCTE, coordenado por José Paulo Esperança, que concluiu que a língua portuguesa representa 17% do PIB nacional, o estudo da autoria da Espírito Santo Research – Research Editoria, recentemente divulgado, apurou o número de 4,6 do PIB mundial. Nenhum estudo explica, porém, a motivação para a falta de investimento, coordenação e trabalho em ampla escala no ensino de português língua estrangeira.


Margarida Sampaio, do Agrupamento de Escolas de Arganil, foi premiada no Juvenes Translatores, concurso organizado anualmente pela Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia. O concurso destina-se a alunos de 17 anos que frequentem o ensino secundário e realiza-se no mesmo dia de novembro em cada uma das escolas europeias selecionadas.


O francês tem dois tempos de pretérito: o passé simple (ou aoristo) e o passé composé. Em português essa distinção formal não existe, o que não quer dizer que a distinção de usos e valores não se deva fazer. É sobre este tópico que versa esta resposta do consultor Carlos Rocha, uma das oito novas respostas da presente atualização do Ciberdúvidas.


texto<br><br> descritivo da imagem

A Ciberescola da Língua Portuguesa – sítio na Internet promovido pelo Ciberdúvidas que detém uma oferta única de recursos interativos de ensino da língua (materna e estrangeira) –, para poder manter, no curto prazo, a gratuitidade e a universalidade dos seus serviços, necessita de receitas advindas de acordos com várias entidades. Informamos, por isso, que divulgamos serviços e produtos, sob várias modalidades, no sítio da Ciberescola. Contactar coordenadores (Ana Martins e José Manuel Matias) através de ciberescola@ciberduvidas.pt; tel.: +351 232 613 805.





texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem





Ciberdúvidas da Língua Poruguesa :: 28/03/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos