ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Morreu Millôr Fernandes

texto descritivo da imagem

Escreveu prosa, poesia e teatro. O nome Millôr Fernandes figurará entre os maiores da língua portuguesa. Obras como 100 Fábulas Fabulosas ou Lições de Um Ignorante fazem as delícias de leitores de qualquer geração. 30 Anos de Mim Mesmo traça uma viagem desde o início da sua carreira (com 19 anos) até à celebridade. O autorretrato vem confirmar que a genialidade é sempre humilde:

«Sou apenas um jornalista que trabalha para ganhar a vida. Sou melhor do que a maioria, o que não é difícil, e inferior a muitos, muitos mesmo. Não há dentro de mim nenhum sentimento de superioridade quanto aos primeiros nem de competição quanto aos outros. Minha vida não passa pela competição. Sou um dos inventores do frescobol – o único esporte com espírito esportivo. Até hoje ninguém inventou nesse jogo aposta ou ganhadores. Em volta de mim, amados amigos, também ninguém ganha ou perde. Vive.» (in O Livro Vermelho dos Pensamentos de Millôr).


A atualização deste dia mostra que um falante, quando se põe a pensar sobre uma forma de língua tão singela como a forma se, abre imediatamente portas para compreensão quer da estrutura interna de constituintes frásicos, quer da estrutura frásica e transfrásica.



No programa Língua de Todos de sexta-feira, 30 de março [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)]: destaque para a Ciberescola da Língua Portuguesa, uma iniciativa do Ciberdúvidas, que acaba de estabelecer uma parceria com o INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores/Investigação e Desenvolvimento), de Lisboa.  Objetivo: o desenvolvimento de ferramentas para o ensino do português língua estrangeira.



Na emissão de Páginas de Português de domingo, 1 de abril (às 17h00* na Antena 2): o que diz o "pai" da Constituição da República Portuguesa sobre a invocada inconstitucionalidade do Acordo Ortográfico? Uma conversa com Jorge Miranda, professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa. Outro tema: o desbragado uso do inglês nos media, na publicidade e, até, na designação, já, de faculdades de Economia, como a da Universidade Nova.

* Hora oficial de Portugal continental.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem





Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 29/03/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos