ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Antonio Tabucchi (1943-2012)

texto descritivo da imagem

Nocturno Indiano, Afirma Pereira, A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro, Requiem e Os Últimos Três Dias de Fernando Pessoa foram apenas algumas das obras de Antonio Tabucchi, escritor italiano, que muito fez pela língua portuguesa: professor de língua portuguesa na Universidade de Siena, tradutor e crítico da obra de Fernando Pessoa, enfim, um italiano que «sonhava frequentemente em português». Na semana em que se lamenta a sua perda, nada melhor do que ouvi-lo nesta entrevista a João Almeida, na Antena 2. Uma deliciosa conversa com comparações metafóricas entre o português e o italiano, críticas ao jornalismo bacoco, e rejeição do normativismo na língua, esse «colete de forças».


É justamente sobre uso e norma na língua que versa o texto de Sandra Duarte Tavares e que destacamos neste dia.


O Consultório fará uma pausa nos seus trabalhos durante uma semana e retornará dia 9, pelo que o formulário de envio de perguntas estará bloqueado durante esse período.


A Ciberescola da Língua Portuguesa – sítio na Internet promovido pelo Ciberdúvidas que detém uma oferta única de recursos interativos de ensino da língua (materna e estrangeira) –, para poder manter, no curto prazo, a gratuitidade e a universalidade dos seus serviços, necessita de receitas advindas de acordos com várias entidades. Informamos, por isso, que divulgamos serviços e produtos, sob várias modalidades, no sítio da Ciberescola. Contactar coordenadores (Ana Martins e José Manuel Matias) através de ciberescola@ciberduvidas.pt; tel.: +351 232 613 805.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 30/03/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos