ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

À roda do tema reunião

Em reunião extraordinária (em Luanda, a 30 de março), os ministros da Educação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) recomendaram a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 nos países-membros, no âmbito do acordo geral de cooperação relativo à defesa e promoção da língua portuguesa. A proposta de ajustamento do Acordo Ortográfico, a criação de formas de cooperação entre a língua portuguesa e as demais línguas naturais (em convívio) e de projetos para a elaboração dos vocabulários ortográficos nacionais foram, também, objeto desta VII reunião dos ministros da Educação dos oito países lusófonos.


Os ministros reuniram ou reuniram-se? E é «reuniram- se com...» ou «reuniu com...»? Na rubrica O Nosso Idioma, colocámos um novo texto esclarecedor sobre a conjugação deste verbo, na sua forma pronominal  ou não. 


Ainda a propósito da reunião de Luanda. Porquê um acordo ortográfico e porquê este? É o que responde Fernando Cristóvão, num artigo que se pode ler aqui.

Em tempo da férias pascais do consultório, vamos colocando respostas a perguntas entretanto chegadas ao Ciberdúvidas. Quatro temas na atualização  deste dia: à volta do léxico e sobre questões de concordância, da classe de palavras e da fonética.

texto descritivo da <br><br>imagem

A Ciberescola, na secção Cibercursos da Língua Portuguesa, e o Laboratório de Sistemas de Línguas Faladas do INESC-ID iniciou o primeiro Curso Ouvir e Falar em Português (de 1 de abril a e 20 de junho), com a duração de três meses, destinado a aprendentes com, pelo menos, 6 meses de aprendizagem formal do português como língua estrangeira/língua segunda. O curso é ministrado integralmente a distância em grupos de não mais de cinco alunos. As atividades a desenvolver visam não apenas o desenvolvimento da fluência na produção oral e pronúncia, mas também a aquisição de vocabulário, a automatização de estruturas e a habilidade de construção de discursos orais formais e regulados.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 02/04/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos