ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Apelos de apoio à língua portuguesa

O ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação cabo-verdiano, António Correia Silva, pede aos investigadores para encontrarem métodos e soluções eficazes para o ensino da língua portuguesa no contexto escolar de Cabo Verde, onde o português convive ao lado da língua materna que é o crioulo. O apelo foi lançado no primeiro Workshop Internacional sobre o Ensino da Língua Portuguesa, Matemática e Disciplinas Afins, promovido pela Universidade de Cabo Verde, de 2 a 4 de abril.


Outro apelo foi feito em Paris pelo secretário de Estado das Comunidades português, José Cesário, num encontro com autarcas lusodescendentes, para criar um lóbi de apoio ao ensino do português e à manutenção da cultura portuguesa no estrangeiro.


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 30 de março [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)], vão estar em análise dúvidas do português, tais como: qual a origem do adjetivo crasso na expressão «erro crasso»? E que dizer do verbo postar com o significado de «publicar um texto na Internet»?

* Hora oficial de Portugal continental.


Em tempo de férias da Páscoa, continuamos a responder a perguntas chegadas anteriormente ao Ciberdúvidas. Uma delas é uma dúvida recorrente do dia a dia: quando acabamos de imprimir um documento, dizemos «O documento já foi impresso», ou «O documento já foi imprimido»? Veja-se aqui a resposta.

O consultório do Ciberdúvidas volta a estar disponível no dia 9 de abril.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 05/04/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos