ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ter ou não ter hífen...

O uso (ou não) do hífen continua a ser uma das principais dúvidas relacionadas com o novo Acordo Ortográfico. Ao consultório do Ciberdúvidas continuam a chegar perguntas sobre esta matéria, como é o caso destas questões sobre as palavras pré-concecional/preconcecional, primo-infeçãosemirrealista. Lembramos que está disponível no Portal da Língua um conjunto de recursos onde a grafia das palavras e outras dúvidas relacionadas com o léxico podem ser satisfeitas.


Outro tema recorrente, com várias respostas publicadas no Ciberdúvidas, é a concordância verbal em frases com a expressão «um dos que». Nesta pergunta, a questão foi levantada por ter sido José Saramago o autor da frase que levanta dúvidas.


Assinalamos também esta resposta sobre a frase «Comprei uma blusa Cavalera cinza, confecionada em malha que proporciona conforto, seguindo as tendências deste inverno», onde são analisadas as funções de constituintes em frases complexas e o uso da vírgula a separar elementos explicativos.


texto<br><br><br><br> descritivo da imagem

A Ciberescola da Língua Portuguesa –  um iniciativa do Ciberdúvidas que, via Internet, disponibiliza exercícios interativos para aprendizagem do português (língua materna e estrangeira), cursos online de português língua estrangeira e recursos para professores –, para poder manter, no curto prazo, a gratuitidade e a universalidade dos seus serviços necessita de receitas advindas de acordos com várias entidades. Informamos, por isso, que divulgamos serviços e produtos, sob várias modalidades, no sítio da Ciberescola e Cibercursos. Contactar coordenadores (Ana Martins e José Manuel Matias) através de ciberescola@ciberduvidas.pt; tel.: +351 232 613 805.





texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 10/04/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos