ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O valor dos pronomes e o texto de e-mail

O uso correto dos pronomes implica não somente o conhecimento do seu sentido — a que(m) se referem —, como também o domínio dos casos particulares da sintaxe dos verbos e, naturalmente, uma análise do tipo de construção frásica. Tal como tantas outras áreas linguísticas, esses são alguns dos inúmeros aspetos determinantes para a elaboração de um texto sem mácula, ou, antes, de qualquer tipo de discurso (oral ou escrito, do correio eletrónico ou da correspondência formal). São estes são os temas das respostas deste dia.


Entretanto, dois novos textos sobre a aplicação do Acordo Ortográfico, na sequência da VII reunião dos ministros da Educação da CPLP: um, em Notícias; e outro, na rubrica Controvérsias.


O ensino bilingue em Portugal e nos PALOP, numa conversa com Dulce Pereira, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é tema do programa Língua de Todos (de sexta-feira, 20 de abril, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 09h15*).

Por sua vez, na emissão de Páginas de Português de domingo, 22 de abril, às 17h* (na Antena 2): as práticas de ensino e de experiências de aprendizagem do Português Língua não Materna, numa reflexão com as professoras Maria Helena Mira Mateus e Luísa Solla, do ILTEC.

*Hora oficial de Portugal.


Para poder manter, no curto prazo, a gratuitidade e a universalidade dos seus serviços, a Ciberescola necessita de receitas advindas de acordos com várias entidades. Informamos, por isso, que divulgamos serviços e produtos, sob várias modalidades, no sítio da Ciberescola e Cibercursos. Contactar os coordenadores (Ana Martins e José Manuel Matias) através de ciberescola@ciberduvidas.pt; tel.: +351 232 613 805.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/04/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos