ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O português no papel e na Internet

O valor e a dimensão da língua portuguesa na Internet estão em análise a partir deste dia até 26 de abril no 3.º Colóquio Internacional da Língua Portuguesa, organizado pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), em parceria com a Unilab (Universidade de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira) e o Conselho Nacional de Educação, em Guaramiranga, no estado do Ceará (Brasil).


Entretanto, na rubrica Lusofonias, o português na realidade linguística de Timor-Leste é tema de reflexão de um texto do seu ex-Presidente, José Ramos-Horta, publicado no jornal português Público, de 22 de abril de 2012: «Os artigos 13.º e 159.º da nossa Constituição determinam que o tétum e o português são as nossas línguas oficiais e a língua indonésia e inglês são línguas de trabalho. Será possível atitude mais aberta e pragmática do que esta?».


Em Lisboa, abriram-se as portas da 82.ª edição da Feira do Livro sob o tema "Há mais vida na cidade", com a participação de 112 entidades, distribuídas por 240 pavilhões no Parque Eduardo VII. Para além dos livros a preços mais económicos e das novidades editoriais, o programa do evento, que decorre até 13 de maio, contempla música e dança. Destaque-se também a celebração dos 10 anos da restauração da independência de Timor-Leste, em 13 de maio, e a comemoração do Dia da Língua e Cultura Portuguesas, a 5 de maio.


Apesar das agruras dos tempos modernos, o advérbio bem continua a ser muito utilizado, sobretudo para formar compostos como bem-estar ou bem-humorado. E será que bem viver é também um composto, grafando-se com hífen? É esta uma das cinco perguntas publicadas neste dia.


O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa regressa no dia 26 de abril, após o feriado nacional em Portugal que assinala os 38 anos da Revolução dos Cravos.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 24/04/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos