ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Obras de Assis reunidas em nova edição digital

A obra publicada de Machado de Assis passou a estar toda reunida numa só página. Dito de outra maneira, a Biblioteca Digital do Ministério da Educação brasileiro e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL) da Universidade Federal de Santa Catarina juntaram esforços para «apresentar uma edição que se pretende a mais completa possível», a partir de três edições das obras de Machado de Assis, além de publicações esparsas lançadas, sobretudo, no centenário da morte do escritor. A nova compilação visa substituir aquela que fora feita pelo Ministério da Educação, mas que continha lacunas e imperfeições.


Em Timor-Leste, o Jornal da República, órgão oficial da República Democrática de Timor-Leste, passou a ser publicado, já, conforme as novas regras do Acordo Ortográfico, no seguimento da resolução aprovada pelo Parlamento Nacional em 30 de março de 2009.


Contra o  Acordo Ortográfico  e a sua  adoção nas universidades portuguesas insurge-se o professor Miguel Tamen, em entrevista publicada no jornal i de 24 de abril de 2012 e que fica  transcrita na rubrica Controvérsias.


Deveremos colocar sempre uma vírgula antes da palavra mas? Nem sempre, tal como é explicado nesta resposta sobre a frase «Não fiz um trabalho exaustivo mas prazeroso». Noutros casos, a vírgula é imprescindível, mas há autores literários que a dispensam. A decisão sobre a colocação, ou não, da vírgula pode afigurar-se confusa para os alunos que estudam estes textos e que depois seguem para os exames nacionais, onde a não colocação da vírgula antes da conjunção mas é penalizada, como é explicado nesta resposta sobre a pontuação.

Para além da pontuação, outros temas são objeto das oito respostas deste dia: a origem e o significado dos nomes próprios (antropónimos e topónimos) e os casos particulares da sintaxe (o sujeito, o predicativo do sujeito e o complemento de um adjetivo introduzido por uma preposição).


O Consultório fará uma pausa nos seus trabalhos durante uma semana e retornará dia 30, pelo que o formulário de envio de perguntas estará bloqueado durante esse período.



texto<BR/><BR/> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem





Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 26/04/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos