ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Entre esse(s) e erre(s):
o jogo entre vogais e consoantes

Presa, pressa e prensa são três palavras, simultaneamente, distintas e idênticas. De valor e pronúncia diversos, têm em comum praticamente o mesmo conjunto gráfico, sobressaindo o peso do uso do s, simples ou dobrado. Em que regras nos podemos apoiar para sabermos quando usar um s e os ss (dobrados)? Terá havido alterações com o Acordo Ortográfico em palavras que se escreviam só com um s?

Penetrar na complexidade da análise sintática implica uma reflexão sobre os possíveis sentidos das construções, estabelecer-se relações entre as situações semelhantes e de contraste, para que se possa chegar a conclusões. É este o caso da análise da frase lapidar «A vida é muito curta para ser pequena».

«Quando os políticos abusam, o povo levanta-se», uma outra frase forte, carregada da assertividade emotiva das certezas absolutas. A única dúvida que ocorre é a da posição do pronome, tema frequente que é objeto de outras duas respostas: a das particularidades da colocação dos pronomes no Brasil, e a da (a)gramaticalidade de uma frase em que a repetição de sons — «Fi-lo» e «qui-lo» — provoca estranheza.



texto<BR/><BR/> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 09/05/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos