ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Aprender a língua portuguesa cantando

No Brasil, o projeto Rock Educativo (do compositor Marcelo Darcini), lançado pela Banda Sujeito Simples, apresenta músicas que têm como tema a língua portuguesa — como, por exemplo, o substantivo, os pronomes pessoais, o advérbio, a preposição, a crase, etc. Uma forma agradável de se encarar o estudo do idioma.


Na cerimónia que, em Díli, assinalou o 10.º aniversário da independência, o recém-eleito presidente de Timor-Leste, Tuar Matan Ruak1, fez um discurso todo ele centrado na importância da língua portuguesa e do seu ensino no país.

1 Tuar Matan Ruak (= «dois olhos vivos», em tétum) é o nome de guerra de José Maria de Vasconcelos, nome herdado dos tempos da resistência ao ocupante indonésio.


Um estudo académico — «A língua portuguesa em Angola – um contributo para o estudo da sua nacionalização» — regista o crescimento da língua portuguesa em Angola. Segundo o autor deste trabalho, «até à véspera da independência de Angola em 1975, a maioria da população, principalmente no interior, pouco falava o português. Todavia, desde então, o português tem vindo a conhecer uma expansão territorial, cuja dinâmica aponta para um carácter irreversível».


O Ensino à Distância da Universidade de Coimbra (EC_D) promove um curso de Aprendizagem e Ensino do Português Língua não Materna. Para mais informações, veja aqui.


O encontro Addressing the Growing Field of Portuguese as a Foreign Language (NeMLA 2013), a realizar em Boston, pretende reunir todos aqueles que fazem investigação em português língua estrangeira, razão pela qual as propostas de comunicação devem ser dirigidas a Ana Paula Huback.


A possibilidade de ocorrências diversas de construções com o verbo ver, a análise morfossintática de uma frase, a classe de palavras, a grafia de topónimos estrangeiros e de termos médicos e a pontuação são os temas das respostas deste dia.


O Acordo Ortográfico passou a vigorar desde esta data na Sonaecom, do grupo empresarial português Sonae, a que pertence o Público (jornal contrário à sua aplicação em Portugal).



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 21/05/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos