ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

À volta de dois provérbios

Ainda a propósito dos provérbios «Tantas vezes vai o cântaro à fonte...» e «Quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão?», fica em linha uma reflexão de Maria Regina Rocha, em complemento a uma anterior resposta, entretanto corrigida.


Das novas respostas em linha no consultório do Ciberdúvidas sobressai a importância da pronúncia — como marca identificadora (de topónimos) e delimitadora das sílabas, razão pela qual a transcrição fonética se torna necessária —, o que resulta frequentemente da etimologia, o outro tema desta atualização.


Uma nova obra para a biblioteca dos amantes da história da língua portuguesa: Caminhos da Linguística Histórica – Ouvir o inaudível, da linguista brasileira Rosa Virgínia Matos e Silva.


Os equívocos — a começar pelo termo nada consensual de “lusofonia” — do, e no, espaço de língua oficial portuguesa, pela perspetiva de Fernando Cristóvão, autor do Dicionário Temático da Lusofonia, são tema do programa Língua de Todos (de sexta-feira, dia 25, às 13h15*, na RDP África, com repetição no dia seguinte, às 09h15).

Por sua vez,  na emissão de Páginas de Português de domingo, 27 de maio, às 17h00* (Antena 2): José Cesário, secretário de Estado das Comunidade Portuguesas, e Manuel Cardia Lima, presidente da Federação das Associações Portuguesas de Ródano Alpes, falam do fim do ensino de português para os luso-descendentes em França.

* Hora oficial de Portugal.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 24/05/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos