ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ciberdúvidas interrompido (V)

Como é tradicional, o Ciberdúvidas vai de férias nesta época do ano. A interrupção, desta vez, teve porém de ser antecipada devido a dificuldades e problemas de vária ordem, irresolúveis até à data e que, por isso, inviabilizam a continuação do serviço diário assegurado pelo Ciberdúvidas.

Quando for caso disso, não deixaremos, no entanto, de colocar em linha o que for considerado relevante para quantos, por esse mundo fora, nos consultam, já lá vão 15 anos, querendo saber sempre mais sobre a língua portuguesa. É o caso das cinco novas respostas, que vêm enriquecer o vasto e diversificado arquivo do Ciberdúvidas (que ultrapassa, já, os 35 mil textos, ao todo). E, também, o de novos textos que vamos publicando nas respetivas rubricas, o que acontece neste dia: um, do deputado do Partido Socialista português Paulo Pisco, na rubrica O Nosso Idioma, e outro, de Paulo J. S. Barata, no Pelourinho.

Uma outra notícia: o Centro de Linguística da Universidade do Porto promove, no âmbito do ponto de investigações recentes em Linguística, o 13.º Quid Novi, que decorre em 25 de junho. Veja o programa aqui.

Para além de nos mantermos no Facebook, ficam igualmente disponíveis os dois projetos dinamizados pelo Ciberdúvidas: a Ciberescola da Língua Portuguesa e os  Cibercursos da Língua Portuguesa — sendo que este foi o único que contou com um patrocínio institucional para a sua viabilização, o da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Continuarão também a ser emitidos os programas de rádio Jogo da Língua, de segunda a sexta-feira, na Antena 1Língua de Todos1, na RDP África, e Páginas de Português2, na Antena 2, semanalmente. Suspenso, até decisão contrária da RTP, continua entretanto o magazine Cuidado com a Língua!

[Vide notícia da agência Lusa, aqui.]

1 No programa de sexta-feira, dia 8, às 13h15* [com repetição no dia seguinte, às 09h15*]: Quantos autores cabo-verdianos, ou angolanos, ou moçambicanos, ou outros autores africanos e timorenses, integram os manuais escolares do Brasil ou de Portugal? E o contrário? As razões deste divórcio, numa reflexão da professora Fernanda Cavacas, especialista da obra de Mia Couto.

2 Na emissão de domingo, dia 10, às 17h00*, três conversas: uma, com o escritor e poeta Vasco Graça Moura, a propósito do seu recém-editado Os Lusíadas para Gente Nova; outra, com o professor universitário José Luís Pais-Ribeiro, coautor do manifesto Pela Universalidade da Divulgação da Produção Científica [vide a notícia da jornalista Paula Torres de Carvalho, aqui]; e uma terceira, com José Alexandre Coelho, quadro da Vodafone, sobre o primeiro serviço de apoio em Portugal em Língua Gestual Portuguesa para pessoas com deficiência auditiva.

* Hora oficial de Portugal.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagemCibercursos

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 08/06/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos