ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ciberdúvidas interrompido (IX)

Como já foi referido anteriormente, dificuldades e problemas de vária ordem levaram à interrupção do serviço diário assegurado pelo Ciberdúvidas1.

Não deixaremos, de qualquer modo, de proceder a algumas atualizações, sempre que for caso disso. É o caso presente, com as quatro novas respostas e o poema de Rui Zink, colocado na Antologia, «uma declaração de amor à língua portuguesa» para assinalar o 32.º aniversário do Jornal de Letras.

Informação suplementar: no programa Língua de Todos (de sexta-feira, dia 15, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, dia 16, às 09h15*): algumas questões à volta da concordância verbal. Por exemplo: «O mais provável é novas eleições», ou «o mais provável são novas eleições»?

Quanto à emissão de Páginas de Português (de domingo, dia 17, às 17h00, na Antena 2): «O que há de mais antipático nas gramáticas é o verbo, os verbos…», escreveu Fernando Pessoa. Será tanto assim? E sobre a pontuação, para cujas regras a literatura regista um rol de exceções (como foi o caso de José Saramago). A reflexão das linguistas Ana Martins e Margarita Correia.

* Hora oficial de Portugal.

1 Vide notícia da agência Lusa, aqui.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagemCibercursos

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 15/06/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos