ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Jogando com a crise o verbo falir


O facto de falir ser um verbo defetivo permite jogar com os sentidos da particularidade da sua conjugação e relacioná-los com a crise económica portuguesa. É o que explora a crónica do humorista português Ricardo Araújo Pereira, publicada em O Nosso Idioma.


O programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 29 (às 13h15* na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 09h15*) é dedicado à herança africana na língua portuguesa, cujos registos assinalam mais de três mil palavras de origem africana. No Brasil, o legado africano está na matriz da sua identidade, como defendeu na sua tese de doutoramento a investigadora Elisabete Umbelino de Barros, da Universidade de São Paulo, sob o título «O léxico de origem africana no português do Brasil no “Candomblé”».

«A língua portuguesa e eu somos um casal de amantes que, juntos, procriam apaixonadamente» — disse um dia  o romancista brasileiro João Guimarães Rosa. A sua obra e a variante brasileira da língua portuguesa, com especial incidência na oralidade e na literatura, dominam a emissão de domingo, dia 1 de julho, do programa Páginas de Português (às 17h00*, na Antena 2), com uma conversa com a investigadora Carmen Lúcia Tindó Secco, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

* Hora oficial de Portugal.


Ficam em linha neste dia três novas respostas, ainda em atraso.


Pelas razões já anteriormente expostas, o consultório do Ciberdúvidas encontra-se interrompido.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagemCibercursos

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/06/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos