ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Dos palcos para a língua

O Ciberdúvidas está de férias e reabrirá o seu consultório em setembro, conforme se verifiquem as condições necessárias para o efeito. Não deixaremos, no entanto, de colocar em linha o que for considerado relevante sobre a língua portuguesa. É o caso desta nova resposta, atrasada, sobre a palavra performatividade, não atestada nos dicionários, nem nos vocabulários da língua portuguesa. Ou desta  polémica, iniciada com um  artigo sarcástico, no jornal "Público", da escritora Teolinda Gersão sobre a nova terminologia linguística nos ensinos básico e secundário, em Portugal.


O Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e a Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3 organizam em 16 (na Fundação Calouste Gulbenkian) e a 17 de julho (na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) o Colóquio Internacional de Terminologia Médica. O objetivo é abordar os diversos aspetos da terminologia médica, com um enfoque especial sobre a "metáfora terminológica”, havendo espaço para falar de outros temas como a neologia, a sinonímia, a polissemia, a morfologia do termo médico, a equivalência de termos médicos e os problemas de tradução, entre outros.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Cibercursos

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 13/07/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos